sexta-feira, 11 de julho de 2008

2008: 30 Anos do Fenômeno.

Em uma segunda-feira, dia 10 de julho de 1978, às oito horas da noite, entrava no ar pela Rede Globo, o primeiro capítulo de uma das novelas que seria um marco na teledramaturgia brasileira. De Gilberto Braga: “Dancin´Days”. Quando a novela antecessora “O Astro”, de Janete Clair estava entrando em sua reta final, o então autor do horário das seis da tarde Gilberto Braga, foi convidado a escrever a sinopse da nova novela do horário nobre da emissora. Entregou então, a sinopse de “Dancin’Days”. Quando Boni – diretor artístico da emissora – leu o embrião da nova novela, disse a Gilberto Braga que aquilo era uma porcaria e pediu para que ele pedisse a opinião de Janete Clair, para consertar possíveis falhas na trama. A partir da idéia central de “A Prisioneira” (rádio-novela que Janete escreveu nos anos 50), Gilberto conseguiu desenvolver uma trama sedutora que envolveu o público do primeiro ao último capítulo. Gilberto confessou na época da estréia, que sentia um pingo de inveja de Mário Prata, pois o mesmo estourou de forma meteórica com a dançante “Estúpido Cupido” em 1976, e que já estava cansado com o rótulo de “adaptador” do horário das seis, já que ele tinha adaptado para a televisão, vários romances como “Senhora” e “Escrava Isaura”, por exemplo. Ambas com um enorme sucesso.

As vésperas de Gilberto entregar para pré produção da emissora os primeiros capítulos de sua estória, Janete Clair a seu pedido, revisou os tais capítulos, e com um ar de reprovação, balançou a cabeça e disse que a mocinha da trama tinha que encontrar o mocinho ali no capítulo 16. Júlia e Cacá – protagonistas da estória – foram se encontra só lá pelo capítulo 25. Gilberto e o diretor Daniel Filho, tinham pensando em Betty Faria para o papel de Júlia Matos, a protagonista, mas Betty foi obrigada a recusar tal convite, pois ela iria apresentar o programa musical “Brasil Pandeiro”. E Gilberto pensou no próprio diretor Daniel Filho, para dar vida a Cacá. Mas depois de testes de elenco, os respectivos papéis ficaram com Sônia Braga e com Antonio Fagundes.

Durante 174 capítulos, o telespectador se entregava ao som de “As Frenéticas” com “...abra suas assas, solte as suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa...”, que se tornou um referencial em todas as discotecas abertas em todo o país, depois do grande sucesso da novela.

Por Gilson Albuquerque Junior



- Postado por: Aaron/ copyright 2006/2008 às 14h25
[ (0) Comente sobre essa noticia ] [ envie esta mensagem ]





Novelas

O que será que acontece com os executivos das grandes emissoras, que não investem em novos autores na teledramaturgia ? Por que só a Globo? E por que sempre ela insisti em remakes, se nos seus quadros existe gente suficientemente preparada para criar novelas inéditas e, em alguns casos, muito mais interessantes?

Por que o SBT reprisa "Pantanal" e não investe em produções próprias, no mesmo estilo, com gente nova, talentosa e uma imagem condizente com padrão HDTV? Basta de novela mexicana, enlatados e viver do passado! É preciso pular esta etapa. Abrir espaço para aqueles que realmente têm valor e lutam por uma oportunidade. Ponto para a Record que percebeu isto e está fazendo a diferença.

TV Tudo

Vícios - 1

A televisão, já de muito tempo, não consegue se ver livre de determinados vícios. O que acontece nas novelas é uma coisa cruel. São sempre os mesmos. Clubinho fechado. Recentemente foi divulgada aqui uma lista com os nomes de atrizes simplesmente esquecidas para todo o sempre. "Aposentadas" pelos diretores, autores, diretores de elenco ou sei lá por quem.

Vícios - 2

E isto não é uma coisa limitada apenas às atrizes. Existem também bons atores encostados, e são muitos, sem nenhuma possibilidade de mostrar serviço. Justiça se faça ao Silvio de Abreu. Toda e qualquer novela dele, sempre lembra de alguém. "Belíssima", a última, teve Carmem Verônica e Íris Bruzzi, por exemplo. Aí todo mundo se lembra delas.

Bom resultado

Paulo Saad distribuiu um memorando na Bandeirantes, cumprimentando todo o pessoal envolvido na cobertura de Parintins. Destacou os trabalhos da diretora Elisabetta Zenatti e dos apresentadores Patrícia Maldonado e José Luiz Datena.

Fora do trilho

A grande preocupação dos executivos da Globo não são os programas "A" ou "B", que estão com baixa audiência. Mas com a sua teledramaturgia, que já de algum tempo saiu do curso normal da audiência.

Efeito cascata

Se a novela sobe, toda a programação da Globo cresce como conseqüência. Sempre foi assim. Por isso, todos os esforços estão voltados para as novelas que estão no ar. "Ciranda de pedra", por exemplo, é um grande fracasso, tem dado menos audiência que "Malhação".

Por enquanto

A Bandeirantes pegou de volta o Canal 21. Serão 12 horas de programação própria e as outras 12 distribuídas entre os diversos locatários. Frederico Nogueira e André Aguera, sempre contando com o apoio de Marcos Zago, ficarão responsáveis pela emissora.

Vai mal

Na segunda que passou, Hebe Camargo marcou os mesmos 4 pontos de audiência. Pela ordem, perdeu de Globo, Record, Bandeirantes e empatou com a Rede TV!. Importante ressaltar que ela pegou com 8 do seriado "Eu, a patroa e as crianças".

Estranho

O "Domingão" tem entre os seus quadros mais antigos o "Se vira nos 30". Um achado. A história de como surgiu este título é das mais interessantes. Agora chega a informação que a Record registrou "Tudo em 30". O que seria isso?

Pausa necessária

Divulgação TV Globo Importante que ninguém confunda as coisas. Depois de vários trabalhos seguidos, Alinne Moraes fez um acordo com a Globo e terá um descanso mais prolongado. Ainda não está pronta. Diz que precisa respirar mais um pouco.

Atenção

Bandeirantes confirma a compra de dois produtos, os seriados "O Anel dos Nibelungos", já exibido na HBO e "Irmãos e Detetives", produzido pela televisão argentina.

Bate-Rebate

... A panicat Tânia Oliveira é a mais nova aluna da escola de atores do Wolf Maya.
... Marcos Paulo voltou da Europa, onde foi comemorar um ano de namoro. Poucas chegaram a tanto.
... Depois da França e Grécia, Adriane Galisteu volta nesta quinta-feira ao Brasil.
... Segundo o site "Fuxico", ainda na manhã desta quinta-feira, ela terá uma reunião no SBT.
... Desfeitas as dúvidas a respeito, Marcio Garcia está confirmado num dos principais papéis de "Caminho das Índias", novela da Glória Perez.
... E para este elenco a Globo está atrás de uma outra atriz, que ainda está a serviço da Record.
... Sobre o nome dela, como não poderia deixar de ser, ainda se faz total segredo.
... Alguns arriscam dizer que é a Bianca Rinaldi, mas não existem confirmações a respeito.
... Bianca, se alguém não sabe, está no elenco de "Os Mutantes".
... "Vendetta", novela do Lauro César Muniz, está confirmada na Record. Entrou em produção.
...Lauro César Muniz vai fazer a próxima novela da Record, mas pode ser a última. A Globo tem interesse na sua volta. Aliás, com as recentes modificações na cúpula da emissora, já não existem motivos para que o seu retorno não aconteça. Até onde eu sei, vai dele querer



- Postado por: Aaron/ copyright 2006/2008 às 14h15
[ (0) Comente sobre essa noticia ] [ envie esta mensagem ]





SBT - A caminho da liderança?

Você deve estar pensando: este é o slogan e objetivo da Recird, apenas dela não é? Pois é, o SBT também vai entrar na briga pela liderança, segundo Cíntia Abravanel, filha de Silvio Santos, e ainda com informações dela, o objetivo é conseguir isso em um ano.

"A virtude do meu pai é dar a volta por cima em momentos de crise. E já está provando isso", diz a conselheira artística do canal, em referência à reprise da novela "Pantanal", que vem batendo recordes de audiência no horário. Assim como o folhetim, a estratégia do dono do Baú mira o passado: Silvio deve "ressuscitar" velhos sucessos como "Show do Milhão", "Hot Hot Hot" e "Porta da Esperança". "Ele idealizou uma mudança de programação enorme. Creio que, nos próximos meses, vai surpreender ainda mais."

Acho interessantes investir por audiência, e todo canal pode sim querer a liderança, pois a programação da Globo pode sim ser passada, mas para tal é preciso muita estratégia e perfeição em cada ação, e não é com programas velhos que irá conseguir isso.

Texto: Felipe Nunes Mourão



- Postado por: Aaron/ copyright 2006/2008 às 14h14
[ (0) Comente sobre essa noticia ] [ envie esta mensagem ]





SBT deve estrear em breve programa de Claudete Troiano a tarde

Ainda sem data de estréia, Claudete Troiano já tem espaço na grade do SBT. Seu programa feminino está previsto para ir ao ar diariamente, das 17 às 18 horas.



- Postado por: Aaron/ copyright 2006/2008 às 12h43
[ (0) Comente sobre essa noticia ] [ envie esta mensagem ]





Sob nova direção

Rogério Gallo assumiu a direção do "Quem pode mais?", sabendo que tem pela frente um dos maiores desafios de sua carreira. Passa a cuidar de uma apresentadora, Daniella Cicarelli, que ainda não está pronta, e de um programa que rigorosamente nunca existiu. Sai do zero. É como começar tudo de novo, em dia e horário diferentes que oportunamente serão conhecidos. Erraram no atacado. O consolo, se existe algum, é constatar que finalmente a ficha caiu, mas a possibilidade de acerto - mesmo considerando a vontade e as modificações anunciadas - é quase nenhuma.

Todo e qualquer programa com tais características precisa se valer da combinação formato + apresentador. O Gallo certamente deve ter as suas idéias, mas é necessário saber se a Cicarelli se adaptará a elas. Este é um processo complicado. Sair do ar temporariamente e levar o telespectador a esquecer de tudo o que foi feito até agora, apresenta-se para os de bom juízo como a fórmula mais correta.

Confirmado

Falando em Daniella Cicarelli, a apresentadora grava hoje participação na novela "Água na boca".

Jogos olímpicos

José Trajano, diretor de Programação e Jornalismo, vai comandar a equipe de 150 profissionais da Espn Brasil em Pequim. É a quarta Olimpíada da emissora. Cotas vendidas para Petrobrás, Toyota, Femsa, Bradesco, McDonald's e Boehringer Ingelheim.

Acerto

Considerando os resultados do primeiro dia, a direção da Record acertou ao colocar o programa do Tom Cavalcante às 11 da noite nos domingos. Ele marcou 11 de média no horário.

Conformado

Ainda nos Estados Unidos, em férias, Tom Cavalcante manda sinais aos seus mais próximos que assimilou bem o golpe da troca de horário. Agora é só uma questão de se ajustar a ele.

Por outro lado

Se a Record se deu bem com Tom Cavalcante às 11 da noite, o mesmo não aconteceu com a Eliana no final da tarde dos domingos. Ficou nos sete pontos, quatro a menos que a emissora marcava no horário.

Clima estranho

Está esquisito o ambiente nos interiores do "Domingo espetacular", da Record. Parece que não existe o menor entrosamento ou simpatia entre as apresentadoras Fabiana Scaranzi e Janine Borba.

Tudo eu

Silvio Santos agora é quem dá a idéia e faz os textos de quase todas as chamadas do SBT. Está cuidando praticamente de tudo.

Avião

Sobre um dos nossos narradores esportivos, que, nesses últimos tempos, vem conquistando maior espaço: dentro da emissora que trabalha, dizem que ele é capaz de decolar um Boeing na avenida Paulista e não pegar ninguém. Tudo pela carreira.

Festa

A Record montou um comitê que vai tratar exclusivamente de todos os festejos dos seus 55 anos. A partir de setembro, serão apresentadas edições especiais dos vários programas.

Mamonas

A Globo exibe quinta-feira mais uma edição do especial "Por toda a minha vida", que será dedicado ao grupo "Mamonas Assassinas". Pelo que se tem notícia, não foi possível colocar todo mundo. Não cabia. Um exemplo é o produtor musical Arnaldo Sacomani, que até chegou a ser procurado pela produção.

Apagada

Divulgação TV Globo Estrela das novelas assinadas por João Emanuel Carneiro na faixa das 19 horas, Tais Araújo continua sem brilho em "A favorita", produção do horário nobre global.

Bate-rebate

...O cantor Daniel vai gravar como convidado o programa do Tom no dia 21.
...O site Glamurama anunciou ontem que o casamento da Xuxa com Luciano Szafir está confirmado.
...Vai acontecer na segunda quinzena de setembro e os convites informais começam a ser feitos pela mãe do noivo.
...Otávio Augusto, em forma, está gravando normalmente "Três irmãs".
...Recebi e agradeço convite para o lançamento do livro da Sonia Bridi, "Laowai - História de uma repórter brasileira na China", quinta-feira, na Livraria Cultura da Paulista, em São Paulo.
...Na Record dizem que o diretor de "Chamas da vida", Edgard Miranda, é exigente demais. Às vezes chato, mas bom no que faz.
...Enquanto isso, alguns não entendem por que a atriz Juliana Silveira reclama tanto nos bastidores.
...E se alguém reclamava do Carlos Lombardi, pode desde já ficar sabendo que nesta nova novela da Record o que não vai faltar é bombeiro descamisado